Meu processo criminal já está pela metade. Ainda deveria contratar um advogado?
Não são raros os casos em que a pessoa que responde processo criminal deixa de contratar advogado, seja por falta de recursos financeiros para tanto, ou por entender que, até então, não tenha sido necessário.
Nessa ocasião, quando percebe-se a gravidade do processo que está enfrentando, com a possibilidade real de, ao final, ser condenado a pena de prisão, vendo que promotores e juízes não “brincam” de processar, percebe-se a necessidade de contratar um advogado particular para atuar no caso.
Ocorre que, nessa “altura do campeonato”, muitos acreditam ter passado da hora de ter contratado esses profissionais, deixando o restante do processo correr e, aos poucos, as chances de absolvição ou, ainda que de diminuição da pena, vão pelo ralo.
Em que pese o momento ideal para contratar um advogado ser sempre na primeira oportunidade em que sabe-se estar envolvido na ação, nunca é tarde para entrar em contato com um advogado criminalista especializado.
Isso pois, mesmo no decorrer do processo, existem várias questões a serem tratadas e, talvez uma das principais, é analizar se tudo o que foi decidido no processo até então, bem como os procedimentos realizados, estão realmente de acordo com a lei, o que, ao contrário, acontece muito.
É quase natural um advogado atento deparar com erros processuais causados durante a ação que, se demonstrados, pode ser que gere nulidade em parte ou todo o processo criminal, fazendo com que volte à “estaca zero”.
Além disso, um bom advogado criminalista sempre tem requerimentos a fazer e estratégias a traçar, ainda que tardia, além de ter mais tempo para se dedicar ao processo do que a defensoria pública, que, apesar de fazer um ótimo trabalho, não é segredo para ninguém que carece de pessoal diante do excesso de demanda.
Tratando-se de réu preso, pode ser, inclusive, que tenha motivos para requerer a soltura do mesmo, fazendo com que responda o restante do processo em liberdade, o que, certamente, ameniza os problemas a enfrentar.
Percebe-se que nunca é tarde para contratar um advogado criminalista especializado, apesar do momento ideal para tanto, conforme já salientado, ser sempre a primeira notícia de estar envolvido em investigação ou processo criminal.
Contratando um profissional, ainda que pense ser tarde, certamente faz com que se garanta melhores resultados ao final da ação, na sentença, podendo o advogado, inclusive, apresentar as chances reais de um possível recurso dar certo e se valeria a pena recorrer da decisão. Em muitos casos, é bem provável que se consiga até mesmo a absolvição do acusado.
Na dúvida, é sempre aconselhável falar diretamente com um profissional de confiança, mesmo se necessário pagar consulta, para, desta forma, garantir o melhor resultado no final de tudo.
Por Wagner Frutuoso. Especialista em Processo Penal e advogado criminalista.